A Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho, foi criada em 1992 e integra a Rede e a Política Nacional de Formação da CUT.
Ao longo dos seus 27 anos, vem realizando diversas atividades formativas na região: cursos, seminários, encontros, palestras, projetos, programas, assessorias, dentre outras atividades e atuando em diversos níveis de formação: educacional, política, social e sindical dos trabalhadores e trabalhadoras, buscando aprofundar coletivamente uma concepção de formação e educação, que privilegie os saberes, os valores, os conhecimentos, as vivências e as experiências acumulados pelos trabalhadores (as) ao longo de suas vidas.
A nossa concepção é da educação integral, onde, a formação deve contemplar as dimensões social, política, cultural e técnica, abrangendo a educação informal e formal, buscando continuamente o reconhecimento social e institucional do saber acumulado pelos trabalhadores e trabalhadoras, na vida em e no trabalho, em especial, tido como princípio educativo:
Como diz Miguel Arroyo:
… a educação integral é uma concepção de que o ser humano e um sujeito total, integral de conhecimentos, cultura, valores, ética, identidade, imaginação, memórias… a formação humana não se dá só na escola, a gente se educa no trabalho, na família, no convívio, lutando pela vida… Muitas vezes, a formação fora da escola é a mais forte e a que mais marca…
Podemos situar as ações e as atividades desenvolvidas, da seguinte forma:
Formação Sindical
A ECO/CUT, desenvolveu nos últimos dez anos, o Programa Nacional de Formação Sindical da CUT (PNFD/CUT) com atividades regionais voltadas para a formação formadores (as) e de dirigentes, em conjunto com as CUTs Estaduais de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, a partir de dois eixos e cinco programas.
Eixo 1: Disputar os rumos do país, na sociedade e no movimento sindical e,
Eixo 2: Atualizar o Projeto Político-organizativo da CUT para fortalecer o sindicalismo independente e combativo.
Programa de Formação de Formadores (inicial e continuado):
- Cursos de Formação de Formadores.
4 Programas de Formação de Dirigentes:
- Cursos de Organização e Representação Sindical de Base.
- Cursos de Negociação e Contratação Coletiva.
- Cursos de Desenvolvimento, Políticas Públicas, Direitos Humanos e Ação Regional.
- Cursos de Organização e Representação Sindical de Base (estaduais).
Além dessas, a ECO/CUT desenvolveu uma extensa agenda formativa, dentre as quais destacamos: planejamento estratégico, seminários, palestras, oficinas, encontros, assessorias em congressos, seminários, reuniões, eleições e várias outras atividades com os sindicatos, CUTs estaduais, movimentos sociais, escolas e universidades.
Uma das parcerias de formação bem-sucedidas é o Programa de Formação com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal, o SINPRO/DF, que vem ocorrendo há mais de uma década. O Programa é composto de cursos de Formação Básica, de três módulos, de três dias; cursos de Formação Avançada, de cinco módulos, de três dias; curso com os Professores (as) Aposentados (as), de um módulo, de quatro dias; cursos e seminários com os funcionários (as), de um modulo, de três dias e, seminários de um dia.
Formação em Desenvolvimento Territorial
No período de 2008 a 2014, a ECO/CUT ampliou sua atuação para além do movimento sindical, passando a atuar na formação com os Territórios Rurais e de Cidadania, com uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Desenvolvimento Territorial, para desenvolver o Programa de Ações Territoriais nos Territórios Rurais e de Cidadania do Estado de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, com duas frentes de atividades:
- atividades de formação, com cursos, seminários, oficinas e assessorias voltadas para as políticas territoriais e,
- elaboração, revisão e qualificação dos PTDRS – Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Em 2014, a ECO/CUT, foi selecionada e firmou Convênio com à Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas – DPMR e realizou cursos, oficinas, assessorias e apoio às Mulheres no desenvolvimento territorial nos Territórios da Cidadania do Vale do Paranã, Chapada dos Veadeiros e Águas Emendadas – GO/DF, Da Reforma – MS e Baixada Cuiabana – MT.
O projeto teve como objetivo promover apoio às Mulheres no desenvolvimento territorial com perspectiva de gênero por meio do fortalecimento da participação nos espaços de gestão social, bem como, no estímulo à sua auto-organização.
Formação e articulação de ações em Economia Solidária
Uma outra frente de ação, muito importante, foi a formação em Economia Solidária, por meio de dois convênios celebrados entre MTE/SENAES/ECOCUT: Convênio 701271/2009, realizado no período de 2009 a 2012, cujo objetivo principal era o de promover a formação de formadores (as), educadores (as) e gestores (as) públicos que atuam com economia solidária e o Convênio 775190/2012, executado entre 2012 e 2016, com a finalidade de executar as ações da Rede de Centros de Formação em Economia Solidária na região Centro-Oeste – Rede CFES-C.O.
A ECO/CUT tinha como meta implantar e manter a Rede CFES na região e, por meio dela, fazer a formação em economia solidária; articular a rede de educadores, entidades de apoio e gestores; viabilizar a organização dos núcleos temáticos de atividades; sistematizar as experiências; elaborar materiais pedagógicos e disseminar conhecimentos em economia solidária, através de:
- Encontros de educadores em economia solidária (regionais);
- Oficinas de formação voltadas para a “Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável Solidário e Superação da Pobreza” aos agentes de desenvolvimento solidários e demais educadores em economia solidária (estaduais);
- Cursos de formação inicial em economia solidária (estaduais);
- Cursos de formação voltados para a “Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável Solidário e Superação da Pobreza” aos agentes de desenvolvimento solidários e demais educadores em economia solidária (regionais);
- Cursos de formação em Economia Solidária e Educação para educadores dos Programas de EJA, PROEJA, PRONATEC, Mulheres Mil e Rede Certifique e demais programas públicos de educação, Assessoria Técnica e formação.
- Equipe Pedagógica permanente para a implementação e manutenção das ações da Rede CFES;
- Reuniões de articulação dos Núcleos específicos de:
- Núcleo de Formação.
- Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Finanças Solidárias.
- Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Comercialização e Comércio Justo e Solidário.
- Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Redes de Cooperação Solidárias.
A Rede CFES-CO, contou, ainda, com uma metodologia, participativa, envolvendo diversos atores sociais, no planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, avaliação e sistematização de ações desenvolvidas na região; um Conselho Gestor composto pela SENAES/MTE, ECO/CUT, CFES Nacional, Fóruns Brasileiro e Estaduais de Economia Solidária e CFES-CO e entidades parceiras na região e, uma equipe composta por:
- Sebastiana Almire de Jesus (coordenadora pedagógica regional).
- Elbbya de Cássia Castro (assessora administrativa regional)
- Fernanda Rocha (assessora no DF)
- Joana D’arc Aguiar de Souza (assessora no GO)
- Rodrigo dos Santos Nantes (assessor no MS)
- Rosangela Carneiro Góes (assessora no MT)
Ao longo dessa trajetória, contabilizamos sucessos nas atividades de formação sindical cutista, em economia solidária e em desenvolvimento territorial; sucesso nas parcerias realizadas e nos compromissos assumidos; sucesso na construção de relações pessoais e coletivas mais solidárias; sucesso no avanço da discussão política, sindical e pedagógica… Sucesso, construído constante e coletivamente com a participação, envolvimento e colaboração da coordenação e das equipes da ECO/CUT, do CFES e do Projeto de Ações Territoriais e de muitos outros companheiros (as)… uns mais diretamente, no dia-a-dia e outros, de forma mais indireta, mas, nem por isso menos importante.
A nossa concepção e a nossa atuação sindical, muito influenciada e referenciada nos sonhos, nas lutas e na trajetória de Apolônio de Carvalho e nas experiências e vivências pedagógicas dos mais diversos atores sociais: sindicalistas cutistas, trabalhadores e trabalhadoras rurais dos territórios, pessoas e empreendimentos de economia solidaria – em uma conjuntura política e econômica conservadora e centrada no agronegócio explorador e devastador do meio ambiente, tem possibilitado a articulação, a reflexão e a construção coletiva de saberes comuns ligados às identidades, às lutas e às pautas regionais e locais do cerrado e do pantanal que ao longo da nossa história vem constituindo uma identidade pedagógica própria que denominamos de A Pedagogia do Cerrado no Contexto da Luta de Classes.
A Pedagogia do Cerrado no Contexto das Lutas de Classe é a síntese da formação que estamos construindo na região Centro-Oeste e reflete a nossa concepção, as nossas ações e os nossos desafios.
“Quem passa pela vida e não tem um horizonte definido, que não tem um ideal pelo qual possa lutar e queira lutar está sujeito a pecha de mediocridade.
Não vive, passa apenas pela vida”!
Apolônio de Carvalho
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