A Pedagogia do Cerrado no Contexto das Lutas de Classe

A Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho, foi criada em 1992 e integra a Rede e a Política Nacional de Formação da CUT.

Ao longo dos seus 27 anos, vem realizando diversas atividades formativas na região: cursos, seminários, encontros, palestras, projetos, programas, assessorias, dentre outras atividades e atuando em diversos níveis de formação: educacional, política, social e sindical dos trabalhadores e trabalhadoras, buscando aprofundar coletivamente uma concepção de formação e educação, que privilegie os saberes, os valores, os conhecimentos, as vivências e as experiências acumulados pelos trabalhadores (as) ao longo de suas vidas.

A nossa concepção é da educação integral, onde, a formação deve contemplar as dimensões social, política, cultural e técnica, abrangendo a educação informal e formal, buscando continuamente o reconhecimento social e institucional do saber acumulado pelos trabalhadores e trabalhadoras, na vida em e no trabalho, em especial, tido como princípio educativo:

Como diz Miguel Arroyo:

… a educação integral é uma concepção de que o ser humano e um sujeito total, integral de conhecimentos, cultura, valores, ética, identidade, imaginação, memórias… a formação humana não se dá só na escola, a gente se educa no trabalho, na família, no convívio, lutando pela vida… Muitas vezes, a formação fora da escola é a mais forte e a que mais marca…

Podemos situar as ações e as atividades desenvolvidas, da seguinte forma:

Formação Sindical

A ECO/CUT, desenvolveu nos últimos dez anos, o Programa Nacional de Formação Sindical da CUT (PNFD/CUT) com atividades regionais voltadas para a formação formadores (as) e de dirigentes, em conjunto com as CUTs Estaduais de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, a partir de dois eixos e cinco programas.

Eixo 1: Disputar os rumos do país, na sociedade e no movimento sindical e,

Eixo 2: Atualizar o Projeto Político-organizativo da CUT para fortalecer o sindicalismo independente e combativo.

Programa de Formação de Formadores (inicial e continuado):

  1. Cursos de Formação de Formadores.

4 Programas de Formação de Dirigentes:

  1. Cursos de Organização e Representação Sindical de Base.
  2. Cursos de Negociação e Contratação Coletiva.
  3. Cursos de Desenvolvimento, Políticas Públicas, Direitos Humanos e Ação Regional.
  4. Cursos de Organização e Representação Sindical de Base (estaduais).

Além dessas, a ECO/CUT desenvolveu uma extensa agenda formativa, dentre as quais destacamos: planejamento estratégico, seminários, palestras, oficinas, encontros, assessorias em congressos, seminários, reuniões, eleições e várias outras atividades com os sindicatos, CUTs estaduais, movimentos sociais, escolas e universidades.

Uma das parcerias de formação bem-sucedidas é o Programa de Formação com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal, o SINPRO/DF, que vem ocorrendo há mais de uma década. O Programa é composto de cursos de Formação Básica, de três módulos, de três dias; cursos de Formação Avançada, de cinco módulos, de três dias; curso com os Professores (as) Aposentados (as), de um módulo, de quatro dias; cursos e seminários com os funcionários (as), de um modulo, de três dias e, seminários de um dia.

Formação em Desenvolvimento Territorial

No período de 2008 a 2014, a ECO/CUT ampliou sua atuação para além do movimento sindical, passando a atuar na formação com os Territórios Rurais e de Cidadania, com uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Desenvolvimento Territorial, para desenvolver o Programa de Ações Territoriais nos Territórios Rurais e de Cidadania do Estado de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, com duas frentes de atividades:

  1. atividades de formação, com cursos, seminários, oficinas e assessorias voltadas para as políticas territoriais e,
  2. elaboração, revisão e qualificação dos PTDRS – Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Em 2014, a ECO/CUT, foi selecionada e firmou Convênio com à Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas – DPMR e realizou cursos, oficinas, assessorias e apoio às Mulheres no desenvolvimento territorial nos Territórios da Cidadania do Vale do Paranã, Chapada dos Veadeiros e Águas Emendadas – GO/DF, Da Reforma – MS e Baixada Cuiabana – MT.

O projeto teve como objetivo promover apoio às Mulheres no desenvolvimento territorial com perspectiva de gênero por meio do fortalecimento da participação nos espaços de gestão social, bem como, no estímulo à sua auto-organização.

Formação e articulação de ações em Economia Solidária

Uma outra frente de ação, muito importante, foi a formação em Economia Solidária, por meio de dois convênios celebrados entre MTE/SENAES/ECOCUT: Convênio 701271/2009, realizado no período de 2009 a 2012, cujo objetivo principal era o de promover a formação de formadores (as), educadores (as) e gestores (as) públicos que atuam com economia solidária e o Convênio 775190/2012, executado entre 2012 e 2016, com a finalidade de executar as ações da Rede de Centros de Formação em Economia Solidária na região Centro-Oeste – Rede CFES-C.O.

A ECO/CUT tinha como meta implantar e manter a Rede CFES na região e, por meio dela, fazer a formação em economia solidária; articular a rede de educadores, entidades de apoio e gestores; viabilizar a organização dos núcleos temáticos de atividades; sistematizar as experiências; elaborar materiais pedagógicos e disseminar conhecimentos em economia solidária, através de:

  • Encontros de educadores em economia solidária (regionais);
  • Oficinas de formação voltadas para a “Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável Solidário e Superação da Pobreza” aos agentes de desenvolvimento solidários e demais educadores em economia solidária (estaduais);
  • Cursos de formação inicial em economia solidária (estaduais);
  • Cursos de formação voltados para a “Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável Solidário e Superação da Pobreza” aos agentes de desenvolvimento solidários e demais educadores em economia solidária (regionais);
  • Cursos de formação em Economia Solidária e Educação para educadores dos Programas de EJA, PROEJA, PRONATEC, Mulheres Mil e Rede Certifique e demais programas públicos de educação, Assessoria Técnica e formação.
  • Equipe Pedagógica permanente para a implementação e manutenção das ações da Rede CFES;
  • Reuniões de articulação dos Núcleos específicos de:
    • Núcleo de Formação.
    • Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Finanças Solidárias.
    • Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Comercialização e Comércio Justo e Solidário.
    • Núcleo de Apoio a Assessoria Técnica em Redes de Cooperação Solidárias.

A Rede CFES-CO, contou, ainda, com uma metodologia, participativa, envolvendo diversos atores sociais, no planejamento, desenvolvimento, acompanhamento, avaliação e sistematização de ações desenvolvidas na região; um Conselho Gestor composto pela SENAES/MTE, ECO/CUT, CFES Nacional, Fóruns Brasileiro e Estaduais de Economia Solidária e CFES-CO e entidades parceiras na região e, uma equipe composta por:

  1. Sebastiana Almire de Jesus (coordenadora pedagógica regional).
  2. Elbbya de Cássia Castro (assessora administrativa regional)
  3. Fernanda Rocha (assessora no DF)
  4. Joana D’arc Aguiar de Souza (assessora no GO)
  5. Rodrigo dos Santos Nantes (assessor no MS)
  6. Rosangela Carneiro Góes (assessora no MT)

Ao longo dessa trajetória, contabilizamos sucessos nas atividades de formação sindical cutista, em economia solidária e em desenvolvimento territorial; sucesso nas parcerias realizadas e nos compromissos assumidos; sucesso na construção de relações pessoais e coletivas mais solidárias; sucesso no avanço da discussão política, sindical e pedagógica… Sucesso, construído constante e coletivamente com a participação, envolvimento e colaboração da coordenação e das equipes da ECO/CUT, do CFES e do Projeto de Ações Territoriais e de muitos outros companheiros (as)… uns mais diretamente, no dia-a-dia e outros, de forma mais indireta, mas, nem por isso menos importante.

A nossa concepção e a nossa atuação sindical, muito influenciada e referenciada nos sonhos, nas lutas e na trajetória de Apolônio de Carvalho e nas experiências e vivências pedagógicas dos mais diversos atores sociais: sindicalistas cutistas, trabalhadores e trabalhadoras rurais dos territórios, pessoas e empreendimentos de economia solidaria – em uma conjuntura política e econômica conservadora e centrada no agronegócio explorador e devastador do meio ambiente, tem possibilitado a articulação, a reflexão e a construção coletiva de saberes comuns ligados às identidades, às lutas e às pautas regionais e locais do cerrado e do pantanal que ao longo da nossa história vem constituindo uma identidade pedagógica própria que denominamos de A Pedagogia do Cerrado no Contexto da Luta de Classes.

A Pedagogia do Cerrado no Contexto das Lutas de Classe é a síntese da formação que estamos construindo na região Centro-Oeste e reflete a nossa concepção, as nossas ações e os nossos desafios.

“Quem passa pela vida e não tem um horizonte definido, que não tem um ideal pelo qual possa lutar e queira lutar está sujeito a pecha de mediocridade.

Não vive, passa apenas pela vida”!

Apolônio de Carvalho

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