O presidente eleito, Lula (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023. Além da cerimônia oficial, a data será marcada por diversos eventos, como o “Festival do Futuro”, evento que deverá começar ao meio dia e contará com a presença de artistas como Maria Rita, Martinho da Vila, Odair José, Otto, Pablo Vittar, Paulinho da Viola, Paulo Miklos, Tereza Cristina, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda e Zélia Duncan.
Veja lista completa no final.
Mais de 350 mil pessoas estarão em Brasília e a organização do evento trabalha para garantir apoio, segurança e muita diversão. Até esta terça-feira (20), os responsáveis por caravanas que estão indo a Brasília, mesmo que seja um grupo de 3 a 4 pessoas em um carro ou ônibus, precisam acessar a página
Informações Caravanas, rolar até o final onde tem o link
Cadastre Sua Caranava, preencher o cadastro com as informações de todos os participantes.
Outra preocupação é com a acessibilidade de pessoas com deficiência (PCDs) à festa. Próximo aos dois palcos – o Palco Elza Soares e o Palco Gal Costa, tributo a duas das maiores vozes da música brasileira que morreram em janeiro e novembro de 2022 – haverá espaço para acomodar 100 PCDs e acompanhantes. Além disso, o planejamento prevê: intérprete de Libras para pessoas surdas, área PCD com acesso de acompanhante, equipe de acessibilidade para dar assistência às pessoas com deficiência, placas de sinalização, abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros acessíveis e próximos à área PCD, como mostra matéria da
RBA.
A preocupação com a perturbação causada pelo barulho do show pirotécnico e salva de tiros, que afetam pessoas com autismo também está sendo tratada com cuidado. Por isso, não deve ter fogos. Já em relação a tradicional salva de canhão, que faz parte do protocolo da cerimônia, uma alternativa será analisada junto ao cerimonial do Senado, responsável pelo rito militar. Pelo protocolo oficial são simulados 21 tiros de canhão.
Confira o roteiro da cerimônia de posse no Congresso Nacional:
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.
13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares.
16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.
Mais detalhes sobre o evento
Lula vai em carro aberto?
A organização prevê que o trajeto de carro em direção ao Congresso Nacional não será feito no tradicional (e histórico) Rolls Royce presidencial, usado desde 1953, na posse de Getúlio Vargas, porque o veículo foi danificado durante a posse de Jair Bolsonaro, em 2018. Além disso, a Polícia Federal (PF) está analisando questões ligadas à segurança. Se a PF liberar, o percurso pode ser feito em outro veículo aberto.
Vai ter telão?
Sim. A posse terá transmissão por telões que serão instalados ao longo da Esplanada dos Ministérios.
200 caravanas estão organizadas
Movimentos populares estão organizados para acompanhar a posse e já tem mais de 200 caravanas confirmadas. Elas estão sendo organizadas pela Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Nacional por Moradia (UNM), Movimento Nacional de Luta por Moradia, Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), além de sindicatos.
Acolhimento em Brasília
O grupo de Transição de Governo tem articulado com os sindicatos e movimentos sociais a participação de grupos vindos de diversas partes do país. Para tanto, foi necessário pensar em um esquema especial para receber e garantir a segurança dessas pessoas.
O primeiro passo foi elaborar um sistema de cadastramento para que as pessoas possam ser recepcionadas em Brasília, acolhidas em alojamentos e protegidas. As medidas são necessárias para proporcionar maior segurança a todos.
A organização está providenciando alojamentos para os militantes durante o período que vai da véspera da posse até o dia seguinte. Por isso, é importante saber o número de pessoas, mesmo que não precisem de alojamentos.
As orientações da organização aos participantes são de não ficarem sozinhos em momento algum, ou seja, procurar estar perto de pessoas conhecidas, verificarem as hospedagens, se certificarem de quem são os anfitriões, além de evitar provocações que possam surgir no local.
As informações sobre os alojamentos e responsáveis e participantes das caravanas serão checadas para que pessoas mal-intencionadas não se infiltrem nas caravanas.
Também membro da Coordenação de Organização da Posse, o embaixador Fernando Igreja garantiu que “o evento está sendo preparado de maneira que o presidente, a futura primeira-dama, o vice e ‘todo mundo’ tenham todo o esquema de segurança garantido para que a posse transcorra em tranquilidade
”.
Festival do Futuro
Uma das novidades para a posse de Lula é o Festival do Futuro, evento dentro das atividades festivas em comemoração à posse de Lula. Várias atrações estão confirmadas:
- Almério
- BaianaSystem
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Francisco el Hombre
- Gabi Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada.
- Kleber Lucas
- Leonardo Gonçalves
- Luedji Luna
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- Odair José
- Os Gilsons
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Thalma de Freitas
- Tereza Cristina
- Tulipa Ruiz
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
[learn_press_profile]