O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP), Moisés Selerges, e diretores da Executiva da entidade, receberam no dia 24 de outubro o embaixador da República Popular da China, Zhu Qingqiao, e sua comitiva para debater temas de interesse da classe trabalhadora como reindustrialização, pesquisa e desenvolvimento brasileiro e investimentos chineses na região.
No encontro, os dirigentes também compartilharam histórias e experiências sobre o movimento sindical e políticas públicas voltadas à classe trabalhadora nos dois países.
O presidente dos Metalúrgicos do ABC destacou que foi a primeira vez que um embaixador chinês visitou o Sindicato.
“Isso é motivo de muito orgulho para nós e mostra a importância que o Sindicato tem no diálogo com representantes de diversos países. Nesse diálogo reforçamos um tema que para o Sindicato é fundamental que é a reindustrialização do nosso país”, afirmou.
“A China é uma das maiores economias do mundo e tem manifestado o desejo de fazer investimentos no Brasil. Falamos com o embaixador sobre a importância da nossa região por conta da logística, da formação e capacitação dos trabalhadores e da infraestrutura que temos aqui”
Intercâmbios
Moisés ressaltou ainda que a ideia é fazer intercâmbios e estreitar a relação do movimento sindical com a cultura chinesa.
“Esperamos ter muitas conversas ainda porque para nós o que é importante é o trabalhador no país voltar a ter dignidade, ter emprego, renda, salário. Já tivemos contatos com algumas empresas chinesas que manifestaram o desejo de vir para a nossa região. Temos trabalhado junto aos poderes públicos para viabilizar a vinda de investimentos tão valorosos para o ABC”.
Sede
A delegação, que contou com a presença da ministra conselheira econômica, Shao Yingjun; do conselheiro político, Jia Chen; da chefe da comunicação, Xia Nian; do intérprete Liang Tian e da secretária Dong Yan, também conheceu as instalações da Sede.
Brasília
Moisés e o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, estiveram com o embaixador chinês em 10 de agosto, em Brasília, para tratar da alta capacidade da região de receber investimentos. Na ocasião, convidaram o embaixador para conhecer o Sindicato.