Sextou com a CUT: Virada da Consciência coloca cultura negra como protagonista

Com cerca de 500 atividades em São Paulo, a Virada da Consciência chega a 6ª edição com uma extensa programação, indo de discussões sobre o racismo, cultura negra e lazer.

Entre os destaques, estão apresentações do espetáculo “Babilônia Tropical – A Nostalgia do Açúcar”, a apresentação de baterias de escolas de samba na avenida Paulista e um baile black com clássicos da soul music.

A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prêmio Camões de Literatura de 2021, irá debater de maneira online a literatura e as influências do continente africano que reverberam no Norte e no Sul.

Confira algumas dicas da programação dividida por áreas. A programação completa está no site oficial, e para participar de boa parte delas é necessário reservar os ingressos com antencedência. Confira:


ARTES CÊNICAS

Babilônia Tropical – A Nostalgia do Açúcar

A peça se debruça sobre a história de um bilhete escrito por uma mulher em Pernambuco no século 17. Nele, ela diz que dará seis caixas de açúcar ao conde Maurício de Nassau, que chega para governar as possessões holandesas no Brasil. Conforme investigam o contexto em que o bilhete foi escrito, questões de classe, gênero e raça ligam o passado ao presente.

Quando: 16 e 17/11 às 19h
Quanto: R$ 30 (ingressos.ccbb.com.br)
Onde: Centro Cultural do Banco do Brasil – r. Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, região central.

MÚSICA

1º Baile Virada da Consciência

Parceria da Universidade Zumbi dos Palmares com o grupo Musicaliando, que realiza shows e festas dançantes, o baile terá rodas de samba-rock e música black das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Quando: 18/11 às 22h
Quanto: R$ 50 (Ingressos no site clubedoingresso.com.)
Onde: Clube Esperia – av. Santos Dumont, 1313, Santana, zona norte.

ARTES VISUAIS

Exposição Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz

Faz uma retrospectiva dos 60 anos de produção do escultor cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017). Ao todo, exibe 110 obras que refletem sobre o período em que o artista realizou suas criações entre São Paulo, Ceará e França.

Quando: De 15 a  20/11 das 9h às 20h
Quanto: Grátis (retirada de ingressos no local)
Onde: Centro Cultural do Banco do Brasil – r. Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, região central.

PALESTRAS

O Brasil que Queremos Ter

O congresso sobre educação, comunicação e cultura antirracistas chega a sua 12ª edição e traz para o debate nomes como a presidente do instituto African Diaspora, de Nova York, Kassie Freeman, a reitora pro tempore da Universidade de São Paulo Raiane Assumpção e o ex-senador da República Cristovam Buarque, além do dramaturgo Walcyr Carrasco, que será mediador de uma das mesas.

Quando: 16 e 17/11 às 19h
Quanto: Grátis
Onde: Campus da Universidade Zumbi dos Palmares – av. Santos Dumont, 843, Bom Retiro, zona central.

LITERATURA

FlinkSampa Digital

A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões de Literatura de 2021, participa de uma mesa online ao lado do professor e romancista angolano António Quino. A dupla discute a literatura preta e as influências do continente africano na escrita ao redor do mundo. A conversa acontece no dia 18 de novembro. Já o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga e a jurista e escritora de Cabo Verde Vera Duarte Pina compõem a programação do dia 19.

Quando: 19/11
Quanto: Grátis
Onde:  www.flinksampa.com.br

 

ESPORTE

2º Torneio de Basquete 5×5

Um total de 16 equipes, entre femininas e masculinas, vai disputar o torneio amistoso, que contará com times de universidades como Insper, Mackenzie, ESPM, Federal do ABC, Getúlio Vargas,USP e Santa Casa entre outras. As equipes da Universidade Zumbi dos Palmares também participam do torneio, sendo que o time feminino ocupa o primeiro lugar no ranking de basquete da liga.

Quando: 18 a 20/11
Quanto: Grátis
Onde: Clube Esperia – av. Santos Dumont, 1313, Santana, zona norte

By ecocut

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *